Twitter
RSS
Facebook

Como ganhar dinheiro com blogs, isso é realmente possível?

“Olá, seja bem vindo ao meu blog. É um prazer tê-lo por aqui e espero que volte sempre. Lhe garanto que aqui, e somente aqui, você irá aprender tudo sobre como ganhar dinheiro na internet…”. 😈 Estou iniciando o artigo assim, com tantos cumprimentos e promessas, por pressupor que você seja novo nos assuntos sobre empreendedorismo digital e que, talvez, esteja aqui, senão pela primeira vez, então pela segunda ou terceira.

Posso afirmar, inclusive, que você já deve ter passado por alguns sites sobre esse tema e que, provavelmente, não encerrará suas buscas por aqui, então, fique certo de que muitos cumprimentos e promessas como essas estão pela frente.

E, tão certo quanto do que acabei de falar, estou de que, se continuar em suas pesquisas sobre “como ganhar dinheiro na internet” ou mesmo sobre “como empreender online“, inevitavelmente, logo irá se deparar com indicações de que deverá investir seu tempo e dinheiro na criação de blogs, se quiser ganhar dinheiro.

Encontrará, inclusive, sites que lhe prometerão fazer muito dinheiro dessa maneira, que lhe revelarão “o segredo” de como ficar rico com blog, que lhe mostrarão um passo-a-passo, que lhe oferecerão um ebook sobre esse tema (ou tentarão lhe vender), etc., etc., etc.

Gramaticalmente falando, acho que é um dos maiores exemplos de metalinguagem na internet: blogs cujo conteúdo é justamente sobre como criar blogs ou, mais especificamente, como ganhar dinheiro com blogs.

E a tendência é que esse nicho da blogosfera não pare de crescer. Comparado ao mesmo setor, em língua inglesa, ainda nem demos os primeiros passos no assunto.

Uma coisa é certa: existe muita informação (de qualidade ou não) disponível, mas para os novatos no tema, enquanto mais se lê, mais dúvidas se têm.

E é para tentar tirar-lhe algumas dessas dúvidas que estou escrevendo este artigo. Abaixo seguem algumas das principais dúvidas sobre “ganhar dinheiro na internet com blogs” e suas respectivas respostas.

É realmente possível ganhar dinheiro com blogs?

É possível ganhar dinheiro com blogs, sim. No entanto, os blogs geralmente não são a maneira como propriamente se ganha o dinheiro, mas sim o instrumento pelo qual se conduz pessoas/clientes para algum negócio com o qual se pretende ganhar dinheiro.

Os blogs geralmente não são o negócio propriamente dito, mas uma ferramenta para se gerar lucros provenientes de algum outro modelo de negócio.

Todavia, você encontrará várias pessoas falando sobre se ganhar dinheiro com blogs e isso nada mais é do que uma maneira simplicada de falar o que acabei de dizer.

Como se ganha dinheiro com um blog?

Como dito anteriormente, ganha-se dinheiro com blogs, utilizando-se dos mesmos para gerar negócios para outros negócios, que não o próprio blog.

Ou seja, a menos que você seja um webdesigner ou um redator profissional, provavelmente não irá ganhar dinheiro simplesmente por criar ou por escrever para um blog.

O mais provável é que encontre algum modelo de negócio e crie um blog para fomentar o desenvolvimento desse negócio.

Assim, os blogs não são o negócio propriamente dito, eles apenas são utilizados como uma ferramenta de geração de tráfego para algum negócio específico.

dinheiro blog

Quem está ganhando dinheiro com blogs?

Se fizer essa pergunta no Google, provavelmente irá encontrar vários blogs dizendo que estão ganhando muito dinheiro e outros, ainda, ensinando como ganhar.

O mais provável, porém, é que os blogs que mais estejam ganhando dinheiro sequer falem sobre dinheiro. Para saber se um blog está ganhando dinheiro, basta saber se ele têm muito tráfego.

No mundo dos negócios online, tráfego é dinheiro. Se você tem tráfego, você pode facilmente convertê-lo em ganhos financeiros. Então, os grandes blogs, sobre os mais diversos temas, de uma ou outra maneira, estão fazendo algum dinheiro.

Evidentemente que em determinados nichos as possibilidades de rentabilização de um blog são bem maiores do que em outros. Então, procure saber quais os blogs de maior relevância em seus respectivos temas e saberá quais blogs estão ganhando dinheiro.

Quais as formas de se ganhar dinheiro com blog?

Depois de fazer seu blog ter tráfego, você poderá escolher alguma das diversas maneiras de ganhar dinheiro com ele.

Poderá optar por promover produtos ou serviços através de programas de afiliados (incluindo-se aí o Adsense); poderá vender espaços publicitários; poderá promover algum produto que você próprio tenha criado; poderá promover a si próprio como profissional e ganhar dinheiro em sua área de atuação; poderá captar contatos de pessoas interessadas no tema do seu blog e revender esse mailing para empresas ou pessoas que busquem leads nesse segmento…

Enfim, existem muitas possibilidades de se ganhar dinheiro com blogs.

Como posso ganhar dinheiro com blogs?

O primeiro passo para você ganhar dinheiro com um blog é criando um. As duas principais plataformas onde você pode criar um blog gratuitamente, são o WordPress.com ou do Blogger, que pertence ao Google.

Tenha em mente, porém, que ao criar um blog numa dessas plataformas, seu blog terá como endereço um subdomínio, ou seja, nomedoseublog.wordpress.com ou nomedoseublog.blogspot.com, respectivamente. Isso ocorre porque você está a utilizar um serviço gratuito, aberto à qualquer pessoa.

Se quiser (e eu aconselho isso), porém, ter um nome único e exclusivo para seu blog, deverá assinar uma hospedagem e registrar um domínio próprio.

Assim terá seu blog num endereço “nomedoseublog.com” – ou .net ou .com.br, a seu critério. Após criar seu blog, de uma ou outra maneira, deverá gerar conteúdo para o mesmo e estudar as principais formas de geração de tráfego, sejam elas gratuitas ou pagas.

Tenha em mente que se optar por obter tráfego gratuito, terá pela frente um trabalho de médio/longo prazo. Após obter um significativo número de visitantes em seu blog, deverá estudar as principais maneiras de ganhar dinheiro com o mesmo.







5 Comentários para “Como ganhar dinheiro com blogs, isso é realmente possível?”

  1. Amanda disse:

    Olá Marco! O site é muito bom parabéns!
    Conheço um blog muito bem “arrumadinho” que não vende nada,apenas tem anúncios e a autora do blog chegou a comentar que largou o emprego para trabalhar somente com o blog, sendo que o blog nada tem a ver com a profissão da pessoa, então ela não está se promovendo. O que pode ser? Obrigada, aguardo sua resposta.

    [Responda este comentário]

    Marco Reply:

    Olá, Amanda. Existem N possibilidades nesse caso e eu não tenho como ser mais específico na resposta sem saber maiores detalhes sobre o blog. Ela pode estar fazendo um bom dinheiro com esses anúncios que você cita ou pode ter largado o emprego pra se dedicar ao blog mesmo sem ainda estar ganhando dinheiro com ele.

    [Responda este comentário]

  2. Guilherme Santos disse:

    Parabéns Marco, curto demais aí seu trabalho,continue sempre assim trazendo informação boa pra gente,tenho 19 anos e meu sonho é ter muitos negócios online. Estou começando minha caminhada.

    [Responda este comentário]

    Marco Reply:

    Obrigado pelo comentário, Guilherme.
    Seja sempre bem vindo!

    [Responda este comentário]

    Carmen Reply:

    Ola Guilherme, como disse no su comentário está a iniciar uma vida de negócios Online, para já dou-lhe os meus parabéns pois com essa idade a maior parte da juventude não acredita que se pode ganhar dinheiro com a Net.

    Estou neste momento com alguns projectos online, inclusivamente com as Amarelas Internet. Caso pretenda informação de outros mais onde não precisa investir nada, entre em contacto para o meu email:
    carmen.s.r.pereira@gmail.com
    Skype: karmen.og

    [Responda este comentário]

Deixe seu comentário