Twitter
RSS
Facebook

Evernote, memória de elefante para o empreendedor

Você tem dificuldade em se lembrar das tarefas do dia a dia? Vez por outra esquece uma idéia que poderia valer um milhão? Não se preocupe, você não é o único, sobretudo ser for um empreendedor digital. Para quem trabalha com a internet, a partir de casa, o acúmulo de vários projetos é coisa comum.

E depois de um certo ponto, com tanta coisa para armazenar na memória, ela acaba por nos deixar na mão, vez por outra. Mas a solução está na própria internet!

Há algum tempo venho utilizando uma ferramenta que tem me ajudado bastante com a armazenação de notas, tarefas links favoritos e tudo o mais que possa vir a precisar futuramente.

Há ainda mais tempo eu tinha ouvido falar desse software, mas não lhe dei a devida importância. Com tanta informação nos chegando aos ouvidos constantemente, é normal que, na tentativa de filtrar o que serve e o que não serve, as vezes deixamos passar algo que realmente poderia nos ser útil.

Felizmente, nesse caso, ouvi novamente falar da ferramenta mais algumas vezes e lá pela terceira ou quarta vez, resolvi testá-la. Essa ferramenta se chama Evernote!

Mesmo assim, depois de instalá-la e dar meus primeiros passos com ela, novamente volteis a deixá-la de lado por mais alguns meses.

Até o dia em que precisei implementar uma lista de idéias de posts futuros, para cada um dos meus blogs, e ela veio a calhar perfeitamente.

Desde então tenho dado uso ao Evernote de várias maneiras e agora estou a introduzi-la aqui na lista de “ferramentas” do blog, como algo indispensável à quem trabalha com a internet.

O que é e para que serve o Evernote

O Evernote é um bloco de notas online. Num primeiro instante, porém, talvez não lhe damos a devida atenção pela comparação que fazemos com o simples bloco de notas com que estamos acostumados.

Só que o Evernote é um bloco de notas ultra-poderoso. Inicialmente, comecei a utilizá-lo para ter minha lista de “futuros posts” onde quer que eu chegasse e, assim, pudesse dar andamento aos textos em qualquer um de meus computadores.

A idéia é essa: “notas online”. Porém, o Evernote conta com várias funções show de bola. Uma delas é chamada Web Clipper, onde, através de add-ons, que estão disponíveis para os principais browsers, você pode utilizar o

Evernote como um bookmark, ou seja, como sua lista de “favoritos”. Só que essa lista pode incluir apenas URLs, como os favoritos tradicionais, ou ir bem além, salvando textos inteiros, imagens, etc.

Com os add-ons instalados no seu browser, você consegeue utilizar essa função com apenas um clique. Particularmente, esse foi o segundo uso que dei ao Evernote, mas a partir daí, muita coisa pode vir a ser feita.

Funções interessantes do Evernote

Como já disse, o Evernote é um superpotente bloco de notas. Tão superpotente que a partir dele toda uma companhia foi construída.

Na verdade, o Evernote é um produto da Evernote Corporation. Ou seja, uma companhia foi criada para dar suporte a apenas um “bloco de notas”.

Muitas cabeças pensantes estão por trás desse software, ganhando dinheiro através de sua licença paga, e muitas novidades estão a ser disponibilizadas constantemente para os usuários (também há uma versão free, que atende a maiorias dos usuários).

Uma das últimas atualizações de que tive conhecimento foi a possibilidade do software reconhecer textos em imagens.

Num exemplo de uso que vi dessa função, um usuário tirou uma foto, com seu Iphone, de um cartão de visitas de um cliente seu e, através do próprio Iphone (o Evernote está disponível para Iphone, Android, Blackberry, entre outros) ele enviou a foto para seu Evernote – nas nuvens.

Tempos depois, querendo ver o telefone de seu cliente, ele abriu seu Evernote e, digitando o nome do cliente no buscador do software, o cartão foi localizado.

Além dessa, penso que muitas outras funções interessantes podem ser de grande utilidade para um empreendedor online. Vale a pena conferir em www.Evernote.com.







Deixe seu comentário