Twitter
RSS
Facebook

Aweber, autoresponder e email marketing profissional

Hoje eu vou falar de uma ferramenta que, se não é a que mais gosto dentre meu arsenal, está entre as três primeiras: o Aweber. Ao se familiarizar um pouco mais com os negócios online, você logo perceberá que boa parte dos nossos esforços de marketing está em captar emails dos visitantes de nossos sites para, através desses emails, estabelecermos um relacionamento com eles e, quem sabe, vir a tê-los como nossos clientes.

Várias pesquisas apontam que em média, só após sete ou oito contatos com um website, é que o visitante decide de fato comprar nele. Sendo assim, fica clara a importância da utilização de estratégias que possibilitem ficarmos com algo que nos possibilite uma comunicação com o maior número de visitantes possível – no caso, o email.

Email marketing e autoresponder Aweber

Pense por si próprio: quantos sites você já visitou e nunca mais tornou a ver novamente? Quando não estamos com bastante foco em algo que precisamos saber ou resolver na internet, o nosso processo de navegação torna-se bastante influenciado pelos links e mais links que vamos vendo surgir.

Assim, é normal que em poucos minutos nós trafeguemos por dezenas ou centenas de websites. Muitas vezes até vemos algo que nos interessa, mas por não havermos salvo em nossa lista de favoritos, não conseguimos encontrá-los no futuro.

Então, isso também ocorre com os visitantes de nossos sites e, como empreendedores virtuais, devemos pensar em táticas que nos permitam reter parte de nosso tráfego.

Até então, não existe melhor maneira de fazer isso do que enviando emails para nossa audiência, afim de relembrar-lhe que nós existimos.

Capturar lista de emails com Aweber

Porém, como já disse, para enviar mensagens às pessoas, é preciso que antes tenhamos seus endereços de emails – é aí que entra o Aweber. Mas, o que é Aweber?

É uma das mais eficazes e utilizadas ferramentas de envio de emails do mundo, utilizada por milhares de empresas e webmarketers em todo o planeta.

Dentre as várias ferramentas de email marketing disponíveis, o Aweber tem se destacado há anos como líder de mercado e, penso eu, isso se deve a alguns recursos que ela oferece.

Um deles é justamente o recurso de criação de formulários de captura de emails, que nos permite implementar as mais criativas formas de convite a que nossos usuários deixem seus emails em nossos sites.

Uma dessas maneiras são os popups, que tem se revelado como a mais eficiente forma de destacar nosso convite e elevar nossa taxa de conversão (cadastros).

Esse convite, no entanto, pode ser feito das mais diversas formas (sua criatividade é seu limite) e a maneira mais comum é através da oferta de algo grátis, que deve ser obtido mediante o preenchimento dos dados do formulário de captura.

Além da possibilidade da inserção de popups, o Aweber também permite que seus formulários sejam facilmente inseridos em páginas de capturas, através de uma simples linha de código javascript ou html. Se você não entende nada de progração, no entanto, não se preocupe.

A instalação do Aweber no seu site é extremamente simples e intuitiva e esse também é um outro fator que faz desse, um dos melhores programas para enviar email marketing da atualidade.

Aweber

Porque eu uso e indico o Aweber

A primeira coisa que preciso dizer é que já testei algumas das mais utilizadas plataformas concorrentes do Aweber – umas de maneira um pouco mais aprofundada, outras apenas superficialmente, mas acho que o suficiente para dar minha opinião.

Depois de todos os testes, de médios ou longos períodos usando umas e outras, decidi por concentrar apenas no Aweber todas as minhas listas e também a de alguns de meus clientes que fazem marketing por email.

Embora hoje tenha lido por aí que o cenário está um pouco diferente, com todas elas meio que se igualando, na altura de minha escolha, o fiz principalmente por dois aspectos: 1- taxa de entrega, 2- integrações com outros sistemas.

Lembro-me que na época tentei utilizar um sistema em português no projeto de um cliente, que precisava de um autoresponder (um dos principais recursos do Aweber, que demanda um post exclusivo), e acabei tendo tanto problema que quase perco o cliente – como se a culpa dos emails não chegarem fosse minha.

A partir de então, desisti de todas as outras ferramentas. Para mim, a taxa de entrega dos emails é o principal aspecto a ser observado na escolha de sua plataforma de email marketing, pois gastar tempo, dinheiro e criatividade para criar estratégias, páginas de captura, configurar autoresponders e, por fim, ver seus emails irem direto para a lixeira eletrônica é deseperador.

O outro ponto, as integrações, também foram decisivos para mim, pois fazendo uma rápida análise, quando da minha escolha, me lembro que o Aweber foi a única que se integrava facilmente com todas as plataformas que eu estava a trabalhar, como phpBB, Magento, Amember e outras.

Assim, optei e tenho utilizado o Aweber por mais de três anos, durante os quais não tenho o que reclamar. É verdade que os caras são meio sisudos e extremamente intolerantes a qualquer coisa que pareça spam, agindo, algumas vezes, de maneira arbitrária, como tenho visto em alguns relatos de usuários da plataforma.

Mas é justamente por isso que eles conseguem manter a qualidade do serviço. Então não tenho do que reclamar.

E você, já está a usar o Aweber?







3 Comentários para “Aweber, autoresponder e email marketing profissional”

  1. Olá, realmente esse Aweber é muito bom e difilmente um email deles caem na caixa de spam. Parabéns pelo post!

    [Responda este comentário]

  2. Nelson Miranda disse:

    Aweber é bom mas é em inglês, quem quiser uma ferramenta boa também a fácil de usar, e que esteja totalmente em portugûes, sugiro a http://www.targetbox.com.br.

    Abraços.

    Miranda

    [Responda este comentário]

  3. Danilo Soares disse:

    sim, o email marketing pode ajudar muito alavancar as vendas .. um bom autoresponder é sim importante

    [Responda este comentário]

Deixe seu comentário