Twitter
RSS
Facebook

É realmente possível ganhar dinheiro na internet?

A cada dia surgem na internet mais e mais promessas de renda extra, trabalho em casa, liberdade financeira, entre outras. E para quem cai de paraquedas pela primeira vez num site com uma dessas falácias, logo se chega à mente a seguinte pergunta: “é realmente possível ganhar dinheiro na internet?”.

Rapidamente analisando essa pergunta, creio eu que qualquer pessoa pode responder que sim. Na verdade, eu penso que a dúvida geral não é se é possível ganhar dinheiro na internet, afinal, a cada dia a mídia noticia uma nova história de alguém que ficou milionário ou até bilionário por criar uma rede social, um mecanismo de busca, um aplicativo para Iphone, ou qualquer outro negócio de natureza “revolucionária”.

Então, construir fortunas na internet é fato. O que deve causar dúvidas, porém, é se criar negócios online e alcançar uma renda proveniente deles é para todo mundo.

Ou seja, o indivíduo comum, que nada sabe sobre internet, sobre programação, sobre desenvolvimento de softwares ou de sites pode ter algum sucesso financeiro no mundo digital? E agora, qual a verdadeira resposta para a questão, quando configurada dessa maneira?

Como se comporta o cenário dos negócios digitais em relação a quem não é um expert na área e quais as reais possibilidades de êxito nesse caso?

Qualquer pessoa pode desenvolver negócios na internet

Por experiência própria, eu posso dizer que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro online, sim. Afinal, até os bilionários criadores de negócios que revolucionaram o mundo também não sabiam de nada quando nasceram.

E é justamente por aí que anda o sucesso na internet: por aprender. É claro que criar negócios de grandes proporções, com escalabilidade extra-continental e com recursos tecnológicos de ponta não é para qualquer um.

Eu, por exemplo, ainda que vivendo de negócios online, não vislumbro essa possibilidade para mim, pois nada sei de programação, além de instalar alguns scripts, uns templates, uns plugins e dar uma personalizada básica, ao meu gosto.

Mas sei que para se ganhar dinheiro na internet, ser um gênio da computação não é pré-requisito. A propósito, aposto que muitos grandes gênios dessa área não fizeram fortuna na internet.

Isso ficou a cargo de quem soube enxergar as oportunidades e arregaçar as mangas para transformá-las em realidade.

E, teorias a parte, nesse exato momento um monte de gente que nada sabe sobre internet está a fazer dinheiro na rede, de várias formas.

Claro que há muito blá blá blá e, geralmente, os que dizem que ganham muito dinheiro são os que menos ganham (por fatores que explico noutro post), mas que há gente lucrando na rede, há sim.

Como ganhar dinheiro na internet se não sei nada a respeito

E se você deseja estabelecer-se como empreendedor no mundo virtual, como comecei a falar no parágrafo anterior, seus próximos passos devem passar por “aprender”.

Assim como a maioria dos grandes nomes do mundo do negócios digitais, que tiveram antes que aprender tudo o que um dia iriam realizar, você também deve passar por essa etapa. Claro que não estou lhe propondo ir à Harward e tornar-se um nobel da tecnologia.

O que quero dizer é que você deve aprender o que deseja fazer para, então, colocar em prática. Logo, é preciso saber o que você deseja fazer.

Por experiência pessoal, sugiro que defina bem isso – não tente “abraçar o mundo”. Se quer empreender online, mas ainda não tem uma idéia, pesquise, analise, estude e quando definir-se por algum projeto, agarre-o.

E só quando tiver investido todos os seus esforços e mesmo assim perceber que seu projeto atual “não tem futuro”, pule para o próximo projeto. Mas, pelo seu sucesso, não invente de meter-se em mil coisas ao mesmo tempo – pois a internet é uma grande armadilha nesse sentido.

Estude a essência dos negócios online, estude o básico do marketing digital, as boas práticas e as premissas que todo negócio deve seguir. Com essa noção, parta para seu projeto: o que você precisa para implementá-lo? Um site, um blog, uma loja virtual, um app? Foque-se nisso.

Procure uma maneira de você mesmo o fazer. Se acha que não é possível, encontre um freelancer que o ajude com o projeto. E faça. Nada mais que isso. Simplesmente, faça. É possível.

Esse post não pretende lhe dizer o que fazer ou como fazer. Quero apenas dizer-lhe que as regras do mundo virtual são as mesmas do mundo real, só que dentro de computadores.

Você não precisa saber fazer pão para ser dono de uma padaria. Tampouco um desenvolvedor de sites para ter um negócio na internet.

Mas lhe garanto que, com o volume de informação e recursos que hoje temos na rede, é mais fácil colocar seu próprio site no ar do que fazer um pão.

E, “aprender”, tem mais a ver com “querer” do que qualquer outra coisa. Ganhar dinheiro na internet é possível, sim. Desde que você queira – e esteja disposto – a aprender como.







Deixe seu comentário