Twitter
RSS
Facebook

Como os empreendedores digitais chegam ao sucesso na internet

Nesse post eu quero compartilhar rapidamente algumas impressões que hoje tenho acerca do que acontece com a maioria das pessoas que atingem algum sucesso na internet. Na verdade, isso é o que me aconteceu e, penso eu, movido por alguns posts que já li de outros blogueiros do nicho MMO (make money online), que seja também o que ocorre à eles.

E mesmo olhando para o mais elevado nível do empreendedorismo na web, desde Jerry Yang, do Yahoo, até o Mark Zuckerberg, do Facebook, parece-me que algo em comum sempre acontece às trajetórias de sucesso: muitas tentativas, um grande sucesso, alguns negócios “mais ou menos” e vários fracassos.

E, se pensarmos bem, isso não é algo particular dos negócios online. Penso que, sem excessão, todos os grandes empreendedores offline também viveram algo semelhante. O caminho pode ser dois: ou o sujeito tenta e falha várias vezes, até encontrar seu grande negócio.

Ou ele o encontra logo de cara, e depois se mete em vários outros que, se não derem prejuízo, nunca chegarão perto do primeiro. A lógica é simples: depois de colocar um bom dinheiro no bolso ele fica mais afoito e sai se metendo em vários projetos, no entanto, incomparáveis a sua galinha dos ovos de ouro.

Parece que o universo trabalha para que cada um encontre apenas “o seu” e pronto. Basta! E deixe o resto para quem vem atrás. Mas porque estou escrevendo isso?

Rápido conselho para empreendedores da internet

Quero que você entenda que na internet, empreender é algo ainda mais fácil e esse tipo de situação pode ser mais comum. Começa-se um negócio com algumas dezenas de reais, ou menos. Assim, o ímpeto por meter-se em projetos novos fica ainda maior. E isso não é uma característica apenas de quem está começando, não.

Pelo contrário, quando você estiver mais experiente, enxergando oportunidades ainda mais facilmente e sabendo que tem o conhecimento necessário para ganhar dinheiro com elas, ficará ainda mais tentado a iniciar cada vez mais negócios.

Se não se controlar, logo terá uma grande lista de domínios chegando perto da data de renovação, ou seja, com quase um ano de registrados, sem que você tenha feito nada ainda com eles. Falo isso porque o registro de um domínio é o primeiro passo prático que se dá na iniciação de um novo negócio na internet.

Mas, se isso acontecer, esse não será o maior problema. O grande problema será, de fato, o comprometimento a que você estará sujeitando seu negócio de ouro, se é que você já o tem. Então, não caia na tentação de “abrir” um negócio atrás do outro.

Se já tem algo que lhe rende dinheiro online, trabalhe na consolidação desse negócio. Se ainda não tem, dedique-se mais a aprender e a analisar os mercados do que propriamente começar novos negócios. Pesquisas, análises fazem parte do jogo. Dedique-se bastante à essa etapa e entre para ganhar.

sucesso na internet

Como se ganha dinheiro na internet

E, mesmo com muito estudo e análise, prepare-se para não ter sucesso em tudo. Pois é isso que ocorre com quase todos os empreendedores digitais. Depois de pesquisar e lançar-se em diversos nichos e modelos de negócios, a maioria deles começa a ter um resultado diferenciado com algum empreendimento e então começa a focar-se nele.

Seja um blog, um ecommerce, um site de serviços, ou qualquer outra coisa, geralmente é de apenas um ou dois projetos que a maioria extrai noventa porcento de toda a sua renda online. No meu caso, por exemlo, depois de dois ou três anos a ganhar alguns trocados com diversos negócios ao mesmo tempo, comecei a ter um site despontando num segmento de grande potencial e baixa concorrência.

Logo, os resultados financeiros desse único projeto passaram a corresponder a quase a totalidade de tudo o que eu ganhava na internet. Então, parti para consolidação, registrando vários outros domínios nesse nicho e dominando-o.

Hoje, passados quatro ou cinco anos desse episódio, consegui alguns bons resultados noutros nichos, porém, nada que venha a desbancar meu principal negócio. Bem que eu queria ultrapassá-lo com outros empreendimentos tão rentáveis quanto, mas a verdade é que por mais que trabalhe noutros projetos, eles não conseguem ultrapassar a marca dos 40% em minha receita total.

Então, essa é a mensagem: quando algo vier a lhe render um bom dinheiro na internet, não espere repetir a façanha com tanta facilidade. Que é possível, é. Mas não é o comum. Para a maioria dos empreendedores digitais, o sucesso vem de um único e suficiente empreendimento brilhante.







Deixe seu comentário